top of page

Tecnologia Educacional

Estamos vivendo um momento de transição em relação ao uso das tecnologias na educação. Nós, do Colégio Pequeno Príncipe, entendemos que os recursos tecnológicos são ferramentas alinhadas aos projetos pedagógicos para estimular e melhorar o processo de ensino-aprendizagem.  A alta velocidade em que as tecnologias se atualizam é um processo sem volta, por isso, em breve, a realidade será muito diferente do que é hoje.

O mundo tecnológico e digital é natural para nossos alunos, porém eles necessitam de orientação e direcionamento para que façam um bom uso desses recursos para estudar e aprender.

 

Como deixa claro Moran, professor da USP e especialista em educação tecnológica, “não há dúvida de que o mundo digital afeta todos os setores, as formas de produzir, de vender, de comunicar-se e aprender. Tudo o que for previsível será, cada vez mais, realizado por aplicativos, programas, robôs. Nosso papel fundamental na educação escolar é sermos mediadores interessantes, competentes e confiáveis durante o processo de ensino-aprendizagem, entre as tecnologias educacionais que a escola propõe para cada etapa, e o que os alunos esperam, desejam e realizam”.

 

Assim, de acordo com essa visão, o professor deve estimular a curiosidade do aluno, levá-lo a querer saber mais, criando ambientes de aprendizagem com novas possibilidades de uso dos recursos tecnológicos para situações que possibilitem a busca de mais informações e aprofundamento dos conteúdos.

 

Utilizar os recursos tecnológicos aplicados à educação potencializa as relações colaborativas, permite o exercício da autonomia pessoal e desperta a criatividade, além de estimular o aluno no processo da aprendizagem.

*Daniela Nardi, professora responsável pela área de tecnologia educacional no Colégio Pequeno Príncipe, possui mestrado em Educação pela USP.

Professora e formadora de professores na área de tecnologia educacional, ela faz parte da família CPP há 22 anos.

bottom of page